segunda-feira, 25 de abril de 2011

ECAD

Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) repassou quase R$ 130 mil para falsário por autoria de trilhas sonoras; entre os lesados estão Sérgio Ricardo e Caetano Veloso.

Milton Coitinho dos Santos, o falsário, aparecia no sistema do Ecad tanto como compositor das obras como seu intérprete de obras de todos os gêneros e datas. Estiveram associadas a ele, por exemplo, músicas de "O pagador de promessas" (1962), de Anselmo Duarte; "Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; "Finis hominis" (1971).

O Ecad é o órgão responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais no Brasil. A arrecadação é feita em rádios, emissoras de TV, casas de festas, blocos de carnaval, restaurantes, consultórios ou qualquer estabelecimento que toque música publicamente. Depois, o valor é distribuído para as nove associações que compõem sua estrutura, cabendo a elas o repasse para autores, herdeiros, editoras e intérpretes.

Se o ECAD já era questionado por seus métodos de arrecadação de direitos autorais, agora se torna mais complicado para artistas confiarem nesse órgão.

Informações do portal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes